quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NÚCLEO DE LEITURA DO BAÚ

Terça-feira (28) foi realizado o Núcleo de Leitura do Projeto Baú de Leitura. Com uma boa participação dos educadores envolvidos com o citado projeto, foram realizadas várias atividades lúdicas. A coordenadora pedagógica e responsável pelo projeto no município Maria Nanci desenvolveu com dinamismo as orientações para os professores usarem em sala de aula.
























ENCONTRO FINAL DO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

No dia 23 de agosto, às 08 horas, na sala de reunião da SEMED foi realizado o Encontro Final do Formação pela Escola - Módulo FUNDEB. A Coordenadora Municipal Izabel Oliveira explanou sobre o curso e deixou os alunos/cursistas à vontade para apresentarem os trabalhos finais.




 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PASSEATA PELA PAZ

Poço Verde, na manhã de hoje (24) deu uma prova inconteste de cidadania ao realizar uma passeata em favor da PAZ e contra a violência. A caminhada iniciou na Praça Osória Mota (Praça do Triângulo) e percorreu a Avenida Capitão José Narciso e a Avenida São José. A concentração final foi na área externa do CECAF. Os jovens que estavam à frente da organização do evento reafirmaram o caráter apartidário e agradeceram a participação de todos. Informaram também, que posteriormente haverá mais ações, e pediram que a população assinasse o abaixo-assinado para que a situação de violência seja resolvida no município.















terça-feira, 21 de agosto de 2012

PROJETO RONDON EM POÇO VERDE


O município de Poço Verde foi contemplado com o Projeto Rondon. Em visita à Secretaria Municipal de Educação o Sr. Alexandre César Pimentel Guimarães - Coordenador de Operações - explanou sobre o Projeto e da importância das ações para a comunidade.

O QUE É?
"O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis."

Em janeiro de 2013 o Ministério da Defesa coordenará Operações do Projeto Rondon em sessenta municípios dos Estados do Piauí, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Trata-se de um evento nacional, que contará com a participação de 1.200 professores e universitários de Instituições de Ensino Superior de todo País.

Mais Informações:  http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/ ou www.defesa.gov.br/projetorondon

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

IDEB - RESULTADOS E METAS









A educação brasileira avançou nos últimos anos. É o que aponta o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2011. O Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Nos anos iniciais, o Ideb nacional alcançou 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).

Finais — Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a meta, de 3,7. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC.)

POÇO VERDE e o IDEB

Os resultados obtidos pelas escolas do município revelam um avanço significativo nos números do IDEB, principalmente nos anos finais do ensino fundamental. Porém, os anos iniciais precisam melhorar. 
Os destaques ficam por conta das escolas municipais: Veridiano Zacarias de Oliveira do Povoado Tabuleirinho e a Porfírio Vieira da Silva do Povoado Saco do Camisa. A primeira alcançou 4,2 (com meta projetada para 4,2) nos anos finais e a outra 3,7 (com meta projetada para 2,6). A Escola Municipal Gov. Antonio Carlos Valadares também alcançou a meta para os anos finais com 2,8 (com meta projetada para 2,8). Nos anos iniciais o destaque fica para a Escola Municipal Porfírio Vieira com 3,9 (com meta projetada para 3,9).   
Mais informações:  http://portal.mec.gov.br/index.php
 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS


Está lançada a 3ª edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com o apoio da Fundação SM.
O Prêmio tem como objetivo contribuir para a formação de uma cultura que defenda valores, atitudes e práticas sociais que respeitem os direitos dos cidadãos em todos os espaços da sociedade.
Podem se inscrever instituições públicas e privadas de educação básica e superior, secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. Os vencedores receberão um total de R$ 100 mil em prêmios.
Inscrições abertas até 31 de agosto.
Acesso o site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br e faça a inscrição.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VOLTA ÀS AULAS

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
(John Dewey)

DICAS DE LEITURA

  • Centenário de Sílvio Romero -
  • Centenário de Irmã Dulce
  • O Monstro de Chocolate - Alice Vitória