quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

             A inclusão da pessoa com deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes à pessoa humana e pelas diversas barreiras existentes no contexto escolar.     
                Na formação dos professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, realizada no dia 15/08, as orientadoras Aparecida e Givalda, convidaram a coordenadora de Educação Especial Edilânia, a Psicopedagoga Profª Delma Suely, a Profª  de Educação Especial Edivânia e a irmã Maria, além da presença da equipe do CREESE  para discutirem sobre os seguintes temas:

  • A pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização;
  • Pensando a alfabetização da pessoa com deficiência intelectual;
  • Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão;
  • A alfabetização da pessoa surda: desafios e possibilidades;
  • O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais.












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