domingo, 28 de abril de 2013

DIA DA EDUCAÇÃO

Alexande Silva

DIA DA EDUCAÇÃO

28 de Abril

A maior parte do conhecimento humano se dá mediante um processo de educação. Enquanto os animais vivem com base no próprio instinto, o ser humano vive por meio do que aprendeu de seus pais e da sociedade.
O processo de educação começa com a família:
Educação
Os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. A figura dos pais é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade - para a qual os pais preparam os filhos-, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.
O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor. As novas atividades da economia moderna vêm requerendo uma formação mais abrangente dos candidatos aos novos empregos.
Boa parte da população, porém, nem sequer tem acesso ao ensino fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda almeja alcançar e pela qual se esforça.
Desde a última década do século XX, tem havido grandes avanços nessa área. O crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças existentes entre as regiões. Houve um aumento da taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos de idade. Em todo o Brasil, a proporção dessas crianças que não estavam na escola baixou de 9,8% para 4,3%; como conseqüências, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.
O Sudeste deteve a maior taxa de escolarização (96,7%) e o Nordeste, apesar do avanço, a menor (94,1%). O percentual de crianças que estão fora da escola recuou significativamente, também, no Sudeste e no Nordeste.
Esses dados expressivos demonstram a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades. Afinal, a boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.
Fonte: www.ibge.gov.br

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CRONOGRAMA PARA APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL


A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
ESTADO DE SERGIPE
PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE
    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Cronograma de acompanhamento  e aplicação da Provinha Brasil, Leitura Teste 1/ 2013, aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais.
UNIDADE ESCOLAR
DATA
TURNO
COORDENADOR
Escola Agrícola Mul. Presidente José Sarney
06/05
Matutino
FATIMA E CIDA
Escola Municipal Dona Caçula Valadares
29/04
Matutino
FATIMA E CIDA
Escola Municipal  Deputado Messias Gois
30/04
Matutino
FÁTIMA E CIDA
Escola Municipal Gilberto Amado
06/05
Matutino  
FATIMA E CIDA
Escola Municipal Gov. Antonio C. Valadares
26/04
Matutino
FÁTIMA E CIDA
Escola Municipal Hildete Falcão Batista
26/04
Matutino e vespertino
FÁTIMA, CIDA E GIVALDA
Escola Municipal João Rabelo do Rosário
29/04
Matutino
FATIMA E CIDA
Escola Municipal Porfírio Vieira da Silva
29/04
Matutino
FÁTIMA E CIDA
Escola Municipal Reunidas Josias Rabelo
26/04
Matutino e vespertino
FÁTIMA,  CIDA E GIVALDA
Escola Municipal Valdemar Martins de Castro
30/04
Matutino
FÁTIMA E CIDA
Escola Mul. Veridiano Zacarias de Oliveira
29/04
Matutino
FÁTIMA E CIDA

Poço Verde/SE, 23 de abril de 2013
Maria de Fátima Almeida Santos
Coordenadora
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

AVALIAÇÃO DOS 100 DIAS DA NOVA GESTÃO


O Secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto Caduda, realizou na tarde desta segunda-feira 22/04, uma reunião avaliativa sobre os trabalhos desenvolvidos por toda equipe durante os primeiros 100 dias da nova gestão. Segundo Caduda, essa reunião é um momento de grande relevância, uma vez que cada funcionário pôde expôr e, ou fazer uma análise das ações realizadas até a presente data, apresentou sugestões de atividades a serem desenvolvidas e, ainda, destacou as principais dificuldades detectadas.

Ao término, Caduda apresentou um cronograma de reuniões com diretores da Rede Municipal, reuniões estas que proporcionarão contato entre os diretores e equipe pedagógica da SME, responsáveis pela alimentação Escolar do município e responsáveis pelo transporte escolar, nos dias: 24 e 25/04.

Enfim, um momento que proporcionou bons resultados no que diz respeito à educação do município.




quinta-feira, 18 de abril de 2013

PROJETO ÍNDIO DA ESCOLA HILDETE FALCÃO

I EXPOSIÇÃO DA CULTURA E ARTE INDÍGENA
17 a 19/04
      OBJETIVO: fornecer aos visitantes subsídios e informações sobre os povos indígenas do Brasil e especialmente de Sergipe, com o intuito de ampliar a compreensão destas sociedades e construir uma visão crítica sobre o tema.













segunda-feira, 15 de abril de 2013

CERIMÔNIA DE POSSE DO DIRETOR DA ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO AMADO



      O Secretário Municipal de Educação Paulo Roberto Caduda Santos, esteve presente na Escola Municipal Gilberto Amado, no povoado Rio Real,  para empossar o Diretor eleito Valdir Martins, onde em uma cerimônia bastante simples fez a leitura e assinatura do termo de posse.

          Estiveram presentes à cerimônia: a comunidade escolar, representes da SEMED, familiares do diretor eleito e simpatizantes.







DICAS DE LEITURA

  • Centenário de Sílvio Romero -
  • Centenário de Irmã Dulce
  • O Monstro de Chocolate - Alice Vitória